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Técnico em Administração PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Gerson A. de Meneses   
Qua, 16 de Abril de 2008 17:22

Técnico em Administração

Perfil Profissional

Dentro da Área Profissional – GESTÃO, que compreende atividades referentes à oferta de apoio administrativo a todas as atividades produtivas, qualquer que seja o setor econômico no qual elas se desenvolvam, evidencia-se, principalmente a sua interface com a tecnologia da informação, no que os cursos técnicos nessa área devem possibilitar que os técnicos possam desenvolver atividades de planejamento, execução e desenvolvimento de atividades administrativas.

O Técnico em Administração é o profissional habilitado para atuar em nível de assistência e assessoria junto a chefias, diretores e gerentes de empresas, fundações, autarquias, órgãos públicos, auxiliando-os nos serviços e atividades inerentes a sua função no processo decisório e na ação organizacional.

O Técnico deverá ter facilidade de relacionamento com pessoas, iniciativa e espírito empreendedor e ser um profissional capaz de:

  • Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;
  • Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos humanos;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento tributário, financeiro e contábil;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos materiais, dos recursos mercadológicos, do patrimônio, dos seguros e dos sistemas de informação.

O técnico em Administração é o profissional habilitado a exercer atividades de apoio que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e da informação, que visam à produtividade e competitividade das empresas. Para tanto, deverá adquirir as seguintes competências:

  • Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
  • Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos e marketing de serviços;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento físico e financeiro de recursos humanos;
  • Levantar dados financeiros para subsidiar decisões em nível de gestão;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;
  • Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.

Enfim, o novo perfil de um técnico em Administração requer conhecimento de mais de uma língua, domínio do computador, visão global da sociedade, cultura geral, espírito de liderança, facilidade de trabalho em equipe e sólida formação técnica.

 

Categoria - Duração

  • Concomitante ou subseqüente - Duração de 1 ano e meio
Última atualização em Qui, 15 de Maio de 2008 02:03
 
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